Colmeia: O melhor dos blogs

Globo Amazônia - Veja as últimas notícias e proteste contra queimadas e desmatamento

quinta-feira

Ilha de Paquetá



A Poucos minutos do centro da cidade do Rio de Janeiro, no coração da Baia de Guanabara está um bairro que parece uma pequena cidade que parou no tempo em pleno Rio de Janeiro, Paquetá é um presente para os Cariocas e todos os vizitantes.
Um ótimo lugar para descansar, relaxar, caminhar e etc.

Atracando no pier o visitante descobre que na ilha é proibido tráfego de veículos e o meio de locomoção principal são as charretes e bicicletas.
Em Paquetá há apenas Veiculos de Utilidade Publica e emergencial como o carro da Policia, Ambulancia, Caminhão de entrega de Butijão de Gas e Limpeza Urbana, la tudo parece um pouco aparte do corre e corre da vida moderna, suas ruas revestidas de saibro e coloridas com Flamboyants e Amendoeiras com seus pouco mais de 10 Kms de ruas a ilha é livre do Barulho e da Poluição.
A Ilha possui alem de Flamboyants e Amendoeiras um dos poucos exemplares brasileiros do Baobá com 20 arvores originaria da Africa que recebeu pelos moradores o apelido de Maria Gorda.
Desde de 1883 paquetá faz parte do Municipio do Rio de Janeiro. Das suas ruas de Saibro pode-se observar varios estilos arquitetonicos, inclusive o Solar que hospedava D. João VI em suas visitas a Ilha e onde era recebido por tiros de Saudação de um canhão que ainda se encontra a espera da Galeota Imperial para despertar novamente.

As suas praias hoje improprias para banho, possuiam estrela de mar, cavalos marinhos e ate balét de golfinhos, sua população não conseguia dormir com o canto das Baleias que entravam na Baia de Guanabara.
Quem sabe com a esperada e demorada despoluiçao da Baia de Guanabara, Paquetá não volte a ter parte do seu charme perdido com a modernidade que chegou mesmo ao longe, infelizmente as Baleias nunca mais voltaram devido a profundidade atual da Baia de Guanabara e seu intenso trafico de Navios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário